Ética e Coleguismo

 

alt

Ética e Coleguismo: a Relação Humana nos Salões de Beleza

 
Como Consultora e Assessora Empresarial em Salões de Beleza, vivencio várias situações constrangedoras pertinentes às relações humanas no ambiente de trabalho dos negócios em estética que visito e atendo.
Profissionais criticando o trabalho dos colegas para se sobressair com a clientela, pessoas relaxadas com a aparência pessoal e do material de trabalho, clima de fofoca envolvendo colegas e principalmente clientes, enfim, um ambiente profissional improdutivo.
 
Quando seu cliente agenda um horário em um salão de beleza ou clínica de estética, quer ficar mais belo, melhorar a auto-estima, relaxar e se deixar cuidar, almejando sair melhor do que entrou, mas muitas vezes, seu cliente fica esteticamente melhor, mas emocionalmente pior.
Você, profissional de beleza, acha que seu cliente não percebe a desarmonia que existe em seu ambiente de trabalho?  Impossível! O clima de stress transparece em cada escovada, pincelada e puxada de pêlo que você dá!
 
 
O desconforto e a tensão são perceptíveis no tom de voz, no olhar, na maneira de agir e é claro que seu cliente, já tendo sua própria bagagem de problemas, quer realizar sua terapia de beleza em paz! Sim, todos os clientes da área estética se sentem tratados não só esteticamente, mas emocionalmente, em seus respectivos salões e clínicas de beleza.  Com toda a certeza, como locais terapêuticos, não há espaço para xingamentos, palavrões e fofocas entre os profissionais que nestes atuam.
 
 
Quando você pensa ter "derrubado" um colega com fofocas e críticas ao trabalho dele, você prejudicou a si mesmo e ao local onde você trabalha, pois o cliente não vê você, ele vê a empresa. A empresa é fofoqueira e antiética e sendo assim, o cliente vai embora e nunca mais volta, além de fazer propaganda negativa a todos os conhecidos, criticando você (com toda a razão!) e o salão ou clínica que você representa.
 
Hoje, para que um negócio em estética prospere, faz-se necessário não só técnicas profissionais excelentes, mas principalmente disciplina comportamental, coleguismo, ética, espírito de equipe, harmonia e comprometimento com a empresa.
 
Vista a camisa, você é a empresa onde você trabalha! Contamine seus colegas, chefia e clientes com positividade, alegria em servir, companheirismo e veja o sucesso do seu colega como sendo seu, pois todos unidos, ajudando-se, vendendo o trabalho do outro, são mais fortes!  Assim, todos ganham!
 
 
Fundei e dirijo a GESSER Consult - www.gesserconsult.com.br , única empresa de Consultoria e Assessoria Empresarial de Santa Catarina para Salões de Beleza e Negócios em Estética, justamente por presenciar infinitas falhas, tanto na parte de recursos humanos, quanto de planejamento, qualidade e marketing em Salões de Beleza.
 
Presencio diariamente a falência de Salões de Beleza e Clínicas Estéticas e me "dói na alma" saber que se houvesse a aplicação de conhecimentos em gestão e administração isto não ocorreria.
Para tanto, eu e minha equipe de trabalho aconselhamos  àqueles que nos procuram a investirem em conhecimento em gestão empresarial, pois ser um excelente cabeleireiro não garante o sucesso do negócio, como bem sabemos.
 
 
Concluo que o constante aperfeiçoamento em conhecimentos técnicos em beleza, em sintonia com
conhecimentos em gestão e administração são os ingredientes para o sucesso do seu negócio de beleza!
 
 
Autora: Patricia Gesser da Costa, Administradora, Diretora Geral da GESSER Consult - www.gesserconsult.com.br
 
 
Data: 27 de setembro de 2010.